sábado, 21 de fevereiro de 2015

Crise Hídrica em São Paulo: Consciência é a melhor forma de economizar!!


fonte da imagem: Blog da Kikacastro

Em plena crise de água em São Paulo, ainda é comum vermos nossos amigos, vizinhos e parentes desperdiçando água.
Na capital paulista, o fantasma do racionamento andou à solta, o nível do Cantareira subiu um pouquinho e, parece que o fantasma voou para bem longe de todos. Não é bem por aí.
Na cidade em que moro, a tão conhecida Ibiúna, do congresso da UNE, do Zé Dirceu e Cia, do clima agradável e de muito verde, não passamos um aperto maior, mas percebemos a mudança brusca das chuvas no começo de 2015 e tivemos dias insuportáveis, de calor escaldante e de pouca umidade do ar.
Sendo assim, ainda vemos em vários pontos da cidade, em nossas ruas e em casas de amigos, pessoas bem ao jeito da personagem desta charge. Ninguém em sã consciência, vai abordar o seu vizinho, amigo ou parente e bancar o fiscal chato, pois, não o somos.
Os nossos governantes é que devem fechar o cerco aos gastões e investir pesado em campanhas de conscientização no rádio e na televisão. Aumentar talvez postos de fiscalização da água, que podemos considerar como o "ouro do século XXI".
Muitos países estão em conflito por causa dela e, no andar da nossa carruagem, nós brasileiros também poderemos brigar entre si pelo líquido precioso da vida. Oramos e rezamos a Deus para que Ele nos mandasse chuva e, Ele nos atendeu. Aos poucos os reservatórios estão se enchendo, mas não poderemos esmorecer na grande tarefa: ECONOMIZAR!!
Devemos nos mobilizar, em nossas casas, nas escolas e em qualquer outro lugar para gastarmos somente o necessário. Não podemos mais nos dar ao luxo de lavarmos nossas calçadas todos os dias,usando as nossas simples mangueiras. Lavar roupas e outros afazeres domésticos deverão ser mais programados para que nossas torneiras não sequem antes do tempo.
Não podemos ainda nos esquecer de regularmos o tempo de banho, evitar dar muitas descargas ao longo do dia ou noite. Devemos pensar em estratégias inteligentes para não entrarmos no Saara.
Uma outra solução a pensar é como podemos captar e armazenar as águas das chuvas que têm caído de forma abundante nestes últimos dias. Todos nós somos inteligentes o bastante para escolhermos as melhores alternativas para não entrarmos mais no vermelho da crise da água. Ensinar crianças, jovens e adultos a mudarem os seus hábitos também é uma maneira inteligente de economizar.
Suplicar aos céus é um dever de todos, Deus fará a sua parte, mas usar de forma consciente a água envolve crianças, jovens e adultos, pois, ninguém poderá secar por ignorância ou arrogância!! Água sim, desperdício jamais!!
Façamos a nossa parte!!
Prof.Sérgio Luiz de Mello
E.E.Professor Roque Bastos- Ibiúna-SP