sexta-feira, 29 de junho de 2012

Filme Capitães da Areia- da obra de Jorge Amado auxilia alunos da Maria Lúcia- Mairinque- e Roque Bastos -Ibiúna a entenderem melhor a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Prof.Sérgio utiliza a filmografia para explicar aos alunos dos 9ºAnos a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Os alunos da Maria Lúcia-Mairinque e Roque Bastos-Ibiúna, assistiram o filme "Capitães da Areia"- de Cecília Amado, adaptação do livro do consagrado Jorge Amado.
O Prof.Sérgio percebendo a dificuldade dos alunos em dissertar e argumentar, associou o cinema com as técnicas de redação para ensinar os alunos das séries o que realmente é este tipo de texto e as suas dificuldades.
A princípio os alunos devem entender que o ato de dissertar é escrever sobre algum fato, mas sem ter que persuadir ou convencer o leitor sobre um ponto de vista.Já a argumentação se liga à persuassão que é literalmente convencer o leitor sobre a convicção de suas ideias.
A deficiência em persuadir está na ausência da leitura e na competência escritora. Para que isto melhore é necessário ler muito, escrever constantemente, ver os jornais televisivos e, se possível estar conectado à Internet.
A obra de Jorge Amado nos ensina muito a respeito do menor abandonado no Brasil. O que este desprezo e descuido pelas crianças e jovens pode custar à nação. Vale a pena ler e assistir o filme e, depois refletir para que não choremos depois o futuro amargo que todos poderão viver.
Prof.Sérgio.








Jorge Amado-importante escritor brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário