terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto Nas asas do pavão; o tema cordel em cores, músicas e formas. -Alunos do 9ºA do Roque Bastos-Ibiúna-SP

Prof.Sérgio distribui cordel a todos os seus alunos do 9ºAno A e juntos começam a leitura compartilhada em sala de aula no dia 21 de maio.Outras atividades do Projeto Prodesc-2011/2012 estão previstas.
Nas aulas de 21 de maio, os alunos receberam do professor o cordel "O Pavão Misterioso" adquirido pela Equipe Gestora da E.E.Prof.Roque Bastos com verbas do Prodesc-2011, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
De acordo à Prática Pedagógica da COGEB, além da leitura e conhecimento do referido cordel, estão previstas atividades artísticas como a construção de cordel com xilografura, audição de músicas e devidas interpretações,pesquisas, análise de vídeos e teatro,cujo tema será o cangaço nordestino, com a figura central de Lampião e Maria Bonita.
As atividades do projeto serão desenvolvidas no período da manhã e da tarde, pelos professores de Língua Portuguesa, Juraci e Sérgio.
Os alunos do 9ºAno A ainda terão ajuda do Prof.Toninho- de História. Segundo Toninho, poderá ser realizado painel de fotos, momento cultural para apresentação de músicas após o intervalo de data ainda a combinar.
Em 21 de maio, os alunos do 9ºAno A em parceria com o Prof.Sérgio leram o cordel O Pavão Misterioso até a página 8. A sequência da leitura dar-se-á em aulas posteriores.No primeiro momento todos os alunos participaram com bastante entusiasmo da atividade oral compartilhada, o Prof.Sérgio agradeceu e estimulou outros momentos desses nas aulas.
Será apresentado também a música Pavão Misterioso- de Ernaldo, tema da novela Saramandaia- da Rede Globo de Televisão em 1974.A letra representava alegoricamente o momento histórico do nosso país, que era a Ditadura Militar.
É muito bom retratar o passado da forma mais artística possível,pois, os nossos jovens precisam conhecer melhor o seu passado para escreverem de forma correta o seu presente e futuro, porque o tempo, segundo Cazuza "não para"!
Prof.Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário