segunda-feira, 11 de março de 2013
Alunos do Roque Bastos- 7ºAnos A e B, assistem importante filme indicado no Currículo Estadual, em 11 de março de 2013.
Prof.Sérgio apresenta aos alunos dos 7ºAnos A,B- Ensino Fundamental da E.E.Prof.Roque Bastos-2013, o filme " Narradores de Javé", uma das indicações do Currículo Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, para a disciplina d Língua Portuguesa.
Na Situação de Aprendizagem 1- do 7ºAno temos a preocupação de conhecer os relatos autobiográficos, a sua estrutura e sua importância na história e na cultura de um povo.
Como indicação do próprio Currículo Oficial, os alunos assistiram a uma interessante história do Vale de Javé, onde os seus moradores estavam enfrentando uma situação muito complicada: uma usina hidreelétrica seria instalada na região e colocaria fim no vilarejo.
Revoltados com o mal iminente, os moradores descobrem que se quisessem salvar Javé, teriam que documentar os fatos da história de Javé. Este documento, que se trata de uma historiagrafia, teria um teor científico e convenceria aqueles que queriam a usina hidreelétrica.
Antônio Biá, antigo funcionário dos Correios, banido do local pelo fato de escrever cartas enganosas aos moradores, recebe a incumbência de escrever a famosa hostória de Javé. A sorte está lançada e, Biá se torna por ora importante cidadão. O problema é que cada habitante conta a história à sua maneira.Será que este documento terá peso científico sendo escrito de diversas formas? Será que quando uma empresa e autoridades presentes possuem um projeto que somente os privilégios proprios, os escritos e manofestações de seu povo podem de fato mudar uma realidade?
Por isso que temos que praticar o que temos de mais precioso: o exercício da palavra e suas manifestações de comunicação, pois, assim sendo, convenceremos alguém acerca daquilo que é bom ou ruim.
Prof.Sérgio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezados colegas professores;
ResponderExcluirEste filme consta no acervo do Cultura é Currículo, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, todas as escolas estaduais de Ensino Médio receberam este kit.