A viola erudita é um instrumento sinfônico da família do violino, violoncelo e contrabaixo, considerada cordas.
Ela é tocada com a ajuda de um arco que é friccionado nas cordas, que são no total de quatro.
A afinação da viola é a seguinte: 1ªcorda: lá, 2ª corda: ré, 3ª corda : sol, 4ª corda :dó.
No quarteto de cordas a viola clássica , erudita ou de arco toca as vozes do contralto ou do tenor, podendo soar uma oitava mais grave que o violino, que toca a voz do soprano, e é um dos principais instrumentos de uma orquestra sinfônica.
A viola, o violino e o violoncelo também são utilizados em igrejas protestantes, a exemplo da Congregação Cristã no Brasil, que possui hinário próprio com as partituras musicais de seus quatrocentos e cinquenta hinos mais sete coros, nas vozes do soprano, contralto, tenor e baixo.
A viola possui um timbre mais morno e melancólico, contrapondo-se ao violino que possui um som mais vibrante e vivo, diferente do violoncelo que possui um som mais profundo, dado o seu tamanho.
Na música sacra ou até mesmo no gospel, os instrumentos ajudam a passar o sentimento da alma mediante o som e, é por isso que temos que apresentar à nossa juventude outras formas de música e de instrumentos clássicos, pois, além de fazer bem àquele que toca, traz um engrandecimento à cultura de forma geral.
No Brasil temos grandes fábricas de isntrumentos de corda, cito aqui a Rolim Som Instrumentos Musicais , de Taquarituba -SP, cidade que fica na região de Avaré, interior do Estado de São Paulo.
Aqueles que desejam aprender viola clássica deve primeiro aprender a teoria musical do Bona, depois aprender em método específico do instrumento escrito em clave de dó, terceira linha.O método do professor violinista e violista Nadilson Gama é o mais indicado para pessoas que desejam realizar seus estudos iniciais.
No youtube, procurar pelos vídeos dos grandes instrumentistas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário