quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Alunos das 3ª séries A e B-da E.E.Prof.Roque Bastos, iniciam bem o ano letivo, tendo aulas reais de Literatura Brasileira, segundo orientações do Currículo Oficial de Ensino de São Paulo, nas aulas ministradas pelo Prof.Sérgio


Prof.Sérgio inicia leitura de Morte e Vida Severina - de João Cabral de Melo Neto, consoante o Caderno de Literatura 2,da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, para alunos das 3ªséries A e B, nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2013.


As aulas de Literatura já não mais as mesmas depois que Prof.Sérgio e seus alunos aceitaram o desafio de entrar de cabeça no mundo da leitura. Preocupado com a formação e preparação dos alunos das 3ª séries A e B da E.E.Prof.Roque Bastos-Ibiúna-SP, Prof.Sérgio decidiu adotar a leitura de obras literárias como conteúdo de ensino obrigatório aos seus alunos, paralelamente com o conteúdo de Língua Portuguesa- do Currículo Oficial de Ensino de São Paulo.
No dia 07 de fevereiro, os alunos da 3ªsérie A, sala 2, ouviram a leitura do professor da parte introdutória da obra. Os alunos da 3ª série B realizarão a atividade de leitura paradidática no dia 08 de fevereiro.
Conforme foi acertado em sala com os alunos da 3ª série A, o Prof.Sérgio mencionou que faria menção de comentários que poderiam ajudá-los mais na compreensão das partes da obra; seguem as orientações :

O retirante explica ao leitor quem é e a que vai

Retirante é o termo que designa o sertanejo que se retira do lugar onde vive, em virtude das suas muitas dificuldades em face à seca e miséria.
Severino é a personagem que se apresenta como um dos muitos severinos existentes naquela região. Para exemplifica-se melhor, ele se institula "Severino de Maria", mas novamente precisa de mais qualificadores, dado a falta de opinião ou palpite das famílias em dar nomes iguais aos seus filhos. Severino diz então que é de Maria, do finado Zacarias, porém, novamente ele próprio cita que há ainda muitos serverinos de marias por ali, e revela-nos a eterna ausência de identidade do nordestino, certamente devido às condições sócio-econômicas enfrentadas na região.
Severino fala também das características biológicas e pessoais que todos os nordestinos possuem , entre elas a de ter "cabeça grande" que se equilibra num corpo de ventre ou barriga crescido e pernas finas. Neste ponto temos a referência da má nutrição do sertanejo, em razão da fome, proveniente da miséria que se liga à condição miserável do homem. Outra citação muito legal e curiosa é quando Severino menciona que os serverinos possuem sangue de pouca tinta, prova clara que o nordestino não tinha uma boa saúde,sendo anêmico, com pouca pigmentação no sangue, resultante da subnutrição ou inanição.
Concluindo esta parte inicial do poema dramático, Severino fala também da igualdade de todos os serverinos no momento funéreo, morrem de emboscadas, tocais ou armadilhas, artimanhas que muitos sertanejos promovem entre si, de fome, de velhice, tudo mortes severinas. Há a citação do trabalho desenvolvido por eles, que é de "abrandar estas pedras" fazendo então a referência de tentar em vão um cultivo de alguma cultura, porém o que se obtem é um suor em cima das pedras na tentativa de suscitar terra boa para o cultivo de seus alimentos.

Refletindo prezado aluno sobre esta apresentação do poema dramático de João Cabral de Melo Neto, podemos nos considerar bem aventurados em nossas vidas, e que os nossos problemas diminuem em comparação às vidas nordestinas de muitos Severinos.

* As leituras da obra de João Cabral de Melo Neto, sempre ocorrerão na aula das quintas-feiras, não falte neste dia, certo querido aluno?
Forte abraço a todos!
Prof.Sérgio


IMPORTANTE: Esta é uma versão de várias leituras que podemos fazer, cada leitor poderá inserir e deduzir mais significados ao texto, pois, o mesmo não possui uma única verdade.

Outras imagens que se ligam à obra. Entre tantas existe uma em particular que é a obra artística de Cândido Portinari, grande pintor brasileiro, que retrata a condição miserável dos retirantes nordestinos. A obra se chama: "Os retirantes". É extraordinária a ligação da Literatura com a pintura e outras manifestações artísticas.













Um comentário:

  1. Prezados alunos das 3ªséries A e B da E.E.Prof.Roque Bastos: Além da leitura e conhecimento da poética de João Cabral de Melo Neto, vamos posteriormente assistir as adaptações cinematográficas da obra, para isso conto com a ajuda de alguém que entenda para abaixar da Internet, gravar num bom formato de DVD para assistir no aparelho de reprodução de nossa escola. Certamente seremos felizes!
    Abraços cordiais!
    Prof.Sérgio

    ResponderExcluir