domingo, 24 de fevereiro de 2013

Poema Poética-Manuel Bandeira.


Aos meus alunos das 1ª séries A e B- Olímpia Falci e 1ªsérie A- Roque Bastos-Ibiúna-SP, 2013.
O referido poema consta no livro "Estrela da Vida Inteira" e as atividades e informações adicionais constam no Caderno de Literatura-Volume 1, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.



Poética
Manuel Bandeira


Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem-comportado
Do lirismo funcionário público com livro ponto expediente protocolo e
[manifestações de apreço ao sr.diretor

Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho ver-
[náculo de um vocábulo

Abaixo os puritas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar com
[cem modelos de cartas ea as diferentes
[maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbados
O lirismo dos clowns de Shakespeare

- Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.




PALAVRA DO PROFESSOR E SOLICITAÇÕES AOS ALUNOS:
(Anotar no caderno as informações que seguem e as questões que serão trabalhadas, conforme o Currículo Oficial de Ensino do Estado de São Paulo)


Atividade 1
Poética : No contexto do poema, a palavra poética refere-se a uma determinada concepção artística, um conjunto de ideias sobre a maneira de se praticar a poesia.Usada como título, indica uma profissão de fé de Manuel Bandeira em relação ao assunto.
Cunho vernáculo de um vocábulo : Refere-se à definição de uma palavra na chamada norma-padrão, conforme registrada nos dicionários.
Puristas: Aqueles que defendem o cuidado extremo no uso da língua de forma que ela permaneça sempre pura, livre de influências estrangeiras,de gírias e variantes linguísticas, entendidas como "erros" gramaticais.
Barbarismos: Na visão dos puristas, palavra de origem estrangeira.
Sintaxes de exceção: Usos não convencionais da sintaxe, segundo a norma-padrão.
Ritmos inumeráveis: Ritmos que não se enquadram em algum dos metros poéticos fixos, previstos para a construção do verso nos tratados de versificação.
Capitular: Render-se.
Pungente: Emocionante.
Clown : Palhaço (em inglês)

Atividade 2
Responder as seguintes questões no caderno, pois, as mesmas serão conferidas em sala com o professor.

1- Qual é o tema (ou quais são os temas) do poema?
2- O poema causa algum estranhamento? Se sim, de que tipo?
3- Há alguma intenção satírica no poema? Se há, qual(is)?
4- Há diferenças percebidas nas leituras feitas pelos alunos e pelo professor ? Quais são essas diferenças?

* Em outro momento de aula e neste espaço, o professor terá o prazer em continuar este trabalho literário.
* Outro ponto importante que facilita o processo de compreensão dos textos poéticos, é a pesquisa de outras palavras cujos significados são desconhecidos, não deixe então de reler o poema e anotar em seu caderno em forma de "vocabulário" tais palavras.








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