segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Alunos do 6º Ano C- da E.E.Dona Olímpia Falci iniciam leitura de livro nas aulas de Língua Portuguesa.


Prof.Sérgio inicia com seus alunos a leitura do livro:" Pobre corinthiano careca "- de Ricardo Azevedo,no dia 08 de fevereiro de 2013.


Os alunos do 6º Ano C do Ensino Fundamental da E.E.Dona Olímpia Falci- Ibiúna-SP, iniciaram a leitura paradidática do livro que fala das relações de um menino muito peralta e complexo, chamado José Pedro, pobre e torcedor fanático do Corinthians.
A importância da leitura de livros atrativos para as nossas crianaças é fundamental para a melhoria da escrita e compreensão de textos, além do aumento do vocabulário e ideias. O livro foi escolhido para aproximar cada vez mais a realidade para a vida de nossos alunos e, a literatura como arte da palavra tem um excelente poder transformador.
No dia 8 passado foram lidos para os alunos três capítulos iniciais da obra, onde o autor já retrata a personagem José Pedro que causa fortes dores de cabeça ao professor de educação física, ao mandar várias bolas para fora da quadra da escola. Há também a citação que José Pedro vive na diretoria da escola. O Prof.Sérgio debateu com os alunos após a leitura sobre a importância de respeitar as regras escolares e, que lugar de aluno é dentro da sala de aula para aprender.Aqueles que não se aplicam nos estudos e ficam desapercebidos, podem ter problemas com professores e com a direção.
Houve também a citação que José Pedro chutou a quarta bola para fora da quadra e foi buscá-la a contragosto do professor. Neste trecho José Pedro escala o muro e pula num telhado atrás da bola e... o teto afunda. José Pedro cai. Nisto há de se lembrar a questão de não se arriscar, pois, dependendo das circusntâncias as consequências podem ser perigosíssimas.
A leitura do livro será sequencial e semanal , o Prof.Sérgio realizará debates e outras atividades de compreensão, escrita e conscientização com os seus alunos, por isso, é importante que os mesmos não faltem das aulas.







Morte e Vida Severina- continuação da leitura da obra para os alunos das 3ª séries A e B da E.E.Prof.Roque Bastos-Ibiúna-SP, 2013.



Da obra de João Cabral de Melo Neto, págs.47 a 50- Editora Nova Fronteira- ed.2000.

" Encontra dois homens carregando um defunto numa rede, aos gritos de: "Ó irmãos das almas! Irmãos das almas! Não fui eu que matei não!" "

- A quem estais carregando,
irmãos das almas,
embrulhado nessa rede?
dizei que eu saiba.
- A um defunto de nada,
irmão das almas,
que há muitas horas viaja
à sua morada.
- E sabeis quem era ele,
irmãos das almas,
sabeis como ele se chama
ou se chamava?
- Severino Lavrador,
irmão das almas,
Severino Lavrador
mas já não lavra.
- E de onde que o estais trazendo,
irmãos das almas,
onde foi que começou
vossa jornada?
- Onde a Caatinga é mais seca,
irmão das almas,
onde uma terra que não dá
nem planta brava.
- E foi morrida essa morte,
irmãos das almas,
essa foi morte morrida
ou foi matada?
- Até que não foi morrida,
irmão das almas,
esta foi morte matada,
numa emboscada.
- E o que guardava a emboscada,
irmãos das almas,
e com que foi que o mataram,
com faca ou bala?
- Este foi morto de bala,
irmão das almas,
mais garantido é de bala,
mais longe vara.
- Equem foi que o emboscou,
irmão das almas
quem contra ele soltou
essa ave-bala?
- Ali é difícil dizer,
irmão das almas,
sempre há uma bala voando
desocupada.
- E o que havia ele feito
irmãos das almas,
e o que havia ele feito
contra a tal pássara?
- Ter uns hectares de terra,
irmão das almas,
de pedra e areia lavada
que cultivava.
- Mas que roças que ele tinha,
irmãos das almas,
que podia ele plantar
na pedra avara?
- Nos magros lábios de areia,
irmão das almas,
dos intervalos das pedras,
plantava palha.
- E era grande sua lavoura,
irmãos das almas,
lavoura de muitas covas,
tão cobiçada ?
- Tinha somente dez quadras,
irmão das almas,
todas nos ombros da serra,
nenhuma várzea.
- Mas então por que o mataram,
irmãos das almas,
mas então porque o mataram
com espingarda ?
- Queria mais espalhar-se,
irmão das almas
queria voar mais livre
essa ave-bala
- E agora o que passará,
irmãos das almas,
o que é que acontecerá
contra a espingarda?
- Mais campo tem para soltar,
irmão das almas,
tem mais onde fazer voar
as filhas-bala.
- E onde o levais a enterrar,
irmãos das almas,
com a semente do chumbo
que tem guardada?
- Ao cemitério de Torres,
irmão das almas,
que hoje se diz Toritama,
de madrugada.
- E poderei ajudar,
irmão das almas?
vou passar por Toritama,
é minha estrada.
- Bem que poderá ajudar,
irmão das almas,
é irmão das almas quem ouve
nossa chamada.
- E um de nós pode voltar,
irmão das almas,
pode voltar daqui mesmo
para sua casa.
- Vou eu, que a viagem é longa,
irmãos das almas,
é muito longa a viagem
e a serra é alta.
- Mais sorte tem o defunto,
irmãos das almas,
pois já não fará na volta
a caminhada.
- Toritama não cai longe,
irmão das almas,
seremos no campo santo
de madrugada.
- Partamos enquanto é noite,
irmão das almas,
que é o melhor lençol dos mortos
noite fechada."

COMENTÁRIO DO PROFESSOR: Neste trecho o persongem Severino encontra com um esquife, onde levam um defunto que foi morto por uma emboscada e ferido à bala. Um dos que levam o corpo estabelece uma interlocução com a personagem Severino, o que na língua escrita fica evidente pela presença do travessão. Aos poucos Severino vai conhecendo melhor o fato e entende-se que ele demonstra interesse em ajudar a levar o corpo ao seu destino final que é o cemitério de Torres ou Toritama, lugar muito longíquo.
Interessante é observar que o termo "irmão das almas" sempre se repete ao longo da estrofe e se refere a Severino, enquanto que "irmãos das almas" se refere às outras pessoas que participam do cortejo fúnebre.Pelas citações entendemos o alto grau de dramaticidade em face à razão ou motivo da morte de "Severino Lavrador". O motivo bem fútil mas considerável devido à seca e miséria do lugar, porque Severino Lavrador possuía uma pequena propriedade com um roça humilde, que para os demais que não tinham e estavam em situações mais precárias, era um motivo de disputa pela sobrevivência. Pode considerar a possibilidade deste crime ser visto como uma forte questão de sobrevivência e, que daria margem para outros crimes da mesma natureza acontecessem com mais frequência. Severino propõe ajuda aos que levam o corpo, pois, faria o mesmo caminho. No meio da enorme tristeza de todos,pode-se perceber a solidariedade,a compaixão e o amor ao próximo, peculiar aos seres humanos que vivem em situações semelhantes.
Prof.Sérgio Luiz de Mello









quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Alunos das 1ªséries do Ensino Médio-A e B da E.E.Dona Olímpia Falci e 1ªsérie A- da E.E.Prof.Roque Bastos -Ibiúna-SP, iniciam estudos literários a partir das obras de Manuel Bandeira.


Prof.Sérgio iniciou estudos literários com os alunos das 1ª séries do Ensino Médio das escolas em que trabalha, pela obra "Estrela da Vida Inteira"- de Manuel Bandeira, de acordo às sugestões de trabalho do Caderno de Literatura 1, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Os alunos da E.E.Dona Olímpia Falci e E.E.Prof.Roque Bastos iniciaram seus estudos literários a partir do grande poeta Manuel Bandeira, por uma de suas importantes obras; Estrela de uma Vida Inteira. Este volume foi distribuído anos anteriores pela SEE-SP no Kit de Leitura- Apoio ao Saber, mas também faz parte do acervo das bibliotecas escolares pelo PNBE-MEC/FNDE.
Como os alunos da série estão iniciando uma nova fase escolar, isto é, o Ensino Médio, o Prof.Sérgio começou pela definição do significado do que é Literatura.(A arte da palavra).
Depois de outros comentários pertinentes, o Prof.Sérgio leu e explanou o poema "Mulheres" onde o poeta faz uma interessante homenagem, destacando as bonitas, as simpáticas e até mesmo as feias.
Vamos conhecer este instigante e curioso poema:
MULHERES
Como as mulheres são lindas!
Inútil pensar que é do vestido...
E depois não há só as bonitas:
Há também as simpáticas.
E as feias, certas feias em cujos olhos vejo isto:
Uma menininha que é batida e pisada e nunca sai da cozinha.

Como deve ser bom gostar de uma feia!
O meu amor porém não tem bondade alguma.
É fraco! fraco!
Meu Deus, eu amo como as criancinhas...

És linda como uma história da carochinha...
E eu preciso de ti como precisava de mamãe e papai
(No tempo em que pensava que os ladrões moravam no morro
[ atrás de casa e tinham cara de pau).



COMENTÁRIO: Bandeira não deixa ninguém fora desta homenagem, pois, cita as bonitas, as simpáticas e as feias. Ressalta que a beleza em si não está no vestuário, vai muito além disto. Apresenta no entanto, uma visão um tanto contraditória a cerca das feias: são menininhas, pessoas mais fragilizadas , que de certa forma são mais oprimidas, castigadas e obrigadas a realizar trabalhos mais pesados e de menor reconhecimento. Será que hoje, estas palavras seriam coerentes?
Menciona que é bem provável que seja melhor gostar de uma feia, no sentido de não muito trabalho e ciúmes em relação às especulações de outras pessoas.Confessa que seu amor por esta mulher é fraco, sem nenhuma bondade, talvez por não precisar se esforçar em amar tal mulher, em virtude da inexistência da beleza.Porém, o seu amor é puro, como o amor de criancinhas.
Esta mulher se torna linda, talvez com uma beleza boba como uma história da carochinha,infantil e ingênuo demais, mas o poeta, afirma que precisa muito desta mulher, tal como precisava de seus pais, mencionando que era no mesmo tempo em que não conhecia seus vizinhos, sendo eles na verdade ladrões sem nenhum caráter ou valor.








Alunos das 3ª séries A e B-da E.E.Prof.Roque Bastos, iniciam bem o ano letivo, tendo aulas reais de Literatura Brasileira, segundo orientações do Currículo Oficial de Ensino de São Paulo, nas aulas ministradas pelo Prof.Sérgio


Prof.Sérgio inicia leitura de Morte e Vida Severina - de João Cabral de Melo Neto, consoante o Caderno de Literatura 2,da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, para alunos das 3ªséries A e B, nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2013.


As aulas de Literatura já não mais as mesmas depois que Prof.Sérgio e seus alunos aceitaram o desafio de entrar de cabeça no mundo da leitura. Preocupado com a formação e preparação dos alunos das 3ª séries A e B da E.E.Prof.Roque Bastos-Ibiúna-SP, Prof.Sérgio decidiu adotar a leitura de obras literárias como conteúdo de ensino obrigatório aos seus alunos, paralelamente com o conteúdo de Língua Portuguesa- do Currículo Oficial de Ensino de São Paulo.
No dia 07 de fevereiro, os alunos da 3ªsérie A, sala 2, ouviram a leitura do professor da parte introdutória da obra. Os alunos da 3ª série B realizarão a atividade de leitura paradidática no dia 08 de fevereiro.
Conforme foi acertado em sala com os alunos da 3ª série A, o Prof.Sérgio mencionou que faria menção de comentários que poderiam ajudá-los mais na compreensão das partes da obra; seguem as orientações :

O retirante explica ao leitor quem é e a que vai

Retirante é o termo que designa o sertanejo que se retira do lugar onde vive, em virtude das suas muitas dificuldades em face à seca e miséria.
Severino é a personagem que se apresenta como um dos muitos severinos existentes naquela região. Para exemplifica-se melhor, ele se institula "Severino de Maria", mas novamente precisa de mais qualificadores, dado a falta de opinião ou palpite das famílias em dar nomes iguais aos seus filhos. Severino diz então que é de Maria, do finado Zacarias, porém, novamente ele próprio cita que há ainda muitos serverinos de marias por ali, e revela-nos a eterna ausência de identidade do nordestino, certamente devido às condições sócio-econômicas enfrentadas na região.
Severino fala também das características biológicas e pessoais que todos os nordestinos possuem , entre elas a de ter "cabeça grande" que se equilibra num corpo de ventre ou barriga crescido e pernas finas. Neste ponto temos a referência da má nutrição do sertanejo, em razão da fome, proveniente da miséria que se liga à condição miserável do homem. Outra citação muito legal e curiosa é quando Severino menciona que os serverinos possuem sangue de pouca tinta, prova clara que o nordestino não tinha uma boa saúde,sendo anêmico, com pouca pigmentação no sangue, resultante da subnutrição ou inanição.
Concluindo esta parte inicial do poema dramático, Severino fala também da igualdade de todos os serverinos no momento funéreo, morrem de emboscadas, tocais ou armadilhas, artimanhas que muitos sertanejos promovem entre si, de fome, de velhice, tudo mortes severinas. Há a citação do trabalho desenvolvido por eles, que é de "abrandar estas pedras" fazendo então a referência de tentar em vão um cultivo de alguma cultura, porém o que se obtem é um suor em cima das pedras na tentativa de suscitar terra boa para o cultivo de seus alimentos.

Refletindo prezado aluno sobre esta apresentação do poema dramático de João Cabral de Melo Neto, podemos nos considerar bem aventurados em nossas vidas, e que os nossos problemas diminuem em comparação às vidas nordestinas de muitos Severinos.

* As leituras da obra de João Cabral de Melo Neto, sempre ocorrerão na aula das quintas-feiras, não falte neste dia, certo querido aluno?
Forte abraço a todos!
Prof.Sérgio


IMPORTANTE: Esta é uma versão de várias leituras que podemos fazer, cada leitor poderá inserir e deduzir mais significados ao texto, pois, o mesmo não possui uma única verdade.

Outras imagens que se ligam à obra. Entre tantas existe uma em particular que é a obra artística de Cândido Portinari, grande pintor brasileiro, que retrata a condição miserável dos retirantes nordestinos. A obra se chama: "Os retirantes". É extraordinária a ligação da Literatura com a pintura e outras manifestações artísticas.













quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Alunos dos 7ºAnos A e B- Roque Bastos e 7ª série A- Dona Olímpia Falci, iniciam atividades do Projeto "O gênio do crime".


Prof.Sérgio iniciou em 06 de fevereiro de 2013 uma das atividades do Projeto "O gênio do crime"- do Prodesc 2013, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Com a turma do 7ºAno B do Ensino Fundamental foi desenvolvida a leitura dos três capítulos inciais da obra literária de João Carlos Marinho.
O Projeto tem por finalidade aprimorar as competências leitora e escritora dos educandos.O objetivo do professor é desenvolver assiduamente a leitura como conteúdo de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Os alunos do 7ºAno A farão as mesmas atividades, nas aulas seguintes.Os alunos da 7ª série A-EF, da E.E.Dona Olímpia Falci também iniciaram a leitura da obra e se mostraram bastante motivados e participativos nas aulas, o que deixou o Prof.Sérgio muito feliz e animado.
Após a leitura dos capítulos iniciais, os alunos realizaram questões de interpretação e compreensão dos textos lidos.Houve bastante participação dos alunos do 7ºAno B, a expectativa do professor é que os alunos do 7ºAno A participem com o mesmo empenho dos outros.
O Projeto é anual e os livros foram adquiridos em 2011 com a verba específica do Prodesc-Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. " O meu objetivo é estimular ao máximo a leitura, pois, amargamos o último lugar no raking mundial em leitura e, deixar claro a todos que a escola pública é tão boa quanto as outras, basta cada um de nós a valorizarmos e mostrarmos os talentos nela existentes"- afirma Prof.Sérgio. No entanto, é necessário que cada integrante faça a sua parte com dedicação e consciência!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Contrato Pedagógico-Prof.Sérgio- E.E.Prof.Roque Bastos / E.E.Dona Olímpia Falci-Ibiúna-SP, 2013


Contrato Pedagógico- Prof.Sérgio Luiz de Mello-2013. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
E.E.Prof.Roque Bastos /E.E.Dona Olímpia Falci - Ibiúna-SP.

1- Do compromisso do professor com os alunos e com a Educação Brasileira;
O professor diante dos propósitos da Educação Básica Pública e da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, com base na ética e transparência, respeitando os valores culturais e sociais de seus alunos, dos Ensinos Fudamental e Médio, enfatizará que buscará sempre tratá-los com urbanidade, educação, cordialidade e empenho nas relações interpessoais no processo ensino-aprendizagem, ajudando-os na superação de seus limites, na aquisição de novos conhecimentos e no aperfeiçoamento de outros, visando o sucesso e a plena realização pessoal.

2- Do compromisso do aluno
O aluno terá que assumir as responsabilidades com a sua vida, com a sua formação, com a sua carreira, com a família que representa e escola a que pertence, sendo partícipe ativo do processo ensino- aprendizagem, buscando desenvolver o que lhe é proposto, podendo discutir , dialogar sobre os critérios de avaliação e condução do Currículo Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, dentro dos princípios da boa educação e civilidade, preparando-se assim para o pleno exercício da cidadania, cumprindo fielmente os seus deveres a fim de conquistar os seus direitos e, avançar nos seus estudos básicos com qualidade, objetivando a acessibilidade ao Ensino Superior e a uma carreira profissional digna.

3- Ações que não devem ser praticadas no dia a dia das aulas;

a- Comer e beber dentro da sala de aula, no momento delas;
b- Usar o celular em sala de aula, obedecendo as leis vigentes sobre o assunto, salvo se o mesmo for utilizado para fins pedagógicos, com indicação aprovatória do professor;
c- Deixar ou ignorar as normas de convivência estabelecida pela escola e professor;
d- Deixar de respeitar os colegas,professores, gestores e funcionários da escola;
e- Usar de violência física e verbal com colegas e professor;
f- Sujar, depredar o ambiente escolar e difamar a escola, sob possibilidade de ser responsabilizado civil e penalmente;
g- Subtrair ou tomar sem ordem de outrem, quaisquer objetos, didáticos ou não;
h- Pronunciar palavras de baixo calão, que ofenda a moral e os bons costumes, dentro ou fora da sala de aula;
i- Entrar atrasado no começo das aulas ou após o intervalo das mesmas;
j- Matar aulas;
k- Usar de racismo, preconceito ou bullying com qualquer colega, professor e demais funcionários.

5-Sugestões para um bom andamento escolar;

a- Realizar todas as tarefas propostas pelo professor em classe ou as que devem ser realizadas em casa;
b- Revisar os conteúdos trabalhados em sala semanalmente;
c- Ler livros sugeridos pelo professor ou outros que possam enriquecer a bagagem cultural;
d- Estabelecer rotinas de estudos;
e- Comportar-se com decência e educação no momento da explicação da matéria pelo professor;
f- Não faltar em excesso nas aulas;
g- Repor as faltas excedidas;
h- Zelar do material escolar;
i- Pedir explicação ou revisão dos conteúdos não compreendidos ao professor;
j- Participar ativamente e criticamente das aulas;
k- Não promover indisciplina em sala, com gritarias e algarras, valorizar o tom de fala ponderada.

" Bom ano letivo a você! Muito sucesso e felicidades"!


Ibiúna-SP 05 de fevereiro de 2013.

Sérgio Luiz de Mello
Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Ensinos Fundamental e Médio
E.E.Prof.Roque Bastos
E.E.Dona Olímpia Falci - Ibiúna-SP
Delegacia Regional de Ensino da Região de São Roque
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Estado da Educação

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Poema: Escola é - Paulo Freire


Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O Coordenador é gente,
O Professor é gente,
O Aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados"
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se "amarrar nela"!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.



Desejo a todos os meus queridos alunos da E.E.Prof.Roque Bastos e E.E.Dona Olímpia Falci - Ibiúna-SP, um ótimo ano letivo, carregado de bênçãos de Deus,com muita paz, saúde e alegria!!
Prof.Sérgio Luiz de Mello
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira